07/03/2024

Jornada Pedagógica 2024 em Rio Grande

As ações do Vida que Prospera, juntamente com o Instituto Unicred RS se destacam como apoio fundamental na Jornada Pedagógica de 2024, realizada na Sociedade Amigos do Cassino, em Rio Grande, região Sul do estado. Previsto para o dia 08 de março, o evento congregará aproximadamente 2.000 professores da Rede Municipal de Ensino, concentrando-se no aprimoramento profissional e fornecendo as orientações cruciais para o ano letivo em toda a cidade.
 
O programa Vida que Prospera juntamente com o Instituto Unicred marcam sua presença por meio de três oficinas pedagógicas durante a Jornada Pedagógica de 2024. A primeira, intitulada "A Arte de Cooperar", oferecerá 40 vagas e será destinada aos professores do Ensino Fundamental 2, promovendo uma experiência interdisciplinar para sensibilizar sobre o Cooperativismo. A segunda oficina, chamada "Vida que Prospera: o Jogo do Desafio", terá 30 vagas e será direcionada aos professores dos 4º, 5º e 6º anos, proporcionando uma atividade prática por meio de um tabuleiro gigante, estimulando a reflexão sobre a importância da educação financeira no cotidiano. A terceira oficina, "Educação financeira para todos: aplicando em sala de aula", oferecerá 40 vagas e será voltada aos professores do Ensino Fundamental 2 e EJA, com o objetivo de promover o diálogo sobre a importância da educação financeira por meio do Programa Unipoupe.
 
Nara Lopes do Santos, Gerente do Instituto Unicred, destaca o compromisso crescente da instituição com atividades no ambiente escolar, desenvolvendo dinâmicas que integram temas cotidianos contextualizados com componentes curriculares. Durante a Jornada Pedagógica, os professores terão a oportunidade de vivenciar essas práticas de forma mais próxima. 
 
A Rede Municipal de Educação de Rio Grande, composta por 78 escolas, 2.500 professores e 19.776 estudantes, está alinhada com iniciativas recentes, como a Lei do Cooperativismo, integrando o tema ao programa pedagógico para fortalecer o viés cooperativista por meio da educação. Além disso, o processo formativo dos professores para o ano de 2024 priorizará a inserção da temática sustentabilidade e a sensibilização do cooperativismo escolar, buscando tornar esses avanços uma pauta mais frequente na vida dos alunos.